Você já se pegou falando na rua sozinho?

Faz muitas coisas ao mesmo tempo?

Assume outra personalidade quando vai trabalhar?

Quem sabe você já está se tornando um esquizocênico!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que é o texto e suas condições de produção?

O que é texto e suas condições de produção?

A maior característica humana é o ato de criar e modificar o universo que o rodeia. Assim desde sua passagem a Homo Erectus o ser humano está em constante transformação de si e do mundo. Exemplos não faltam na história da evolução, a invenção da roda, o uso do fogo, entre tantos outros. Mas talvez a maior (r)evolução do homem seja a reprodução de idéias e mensagens, por meio dos códigos, mais especificamente do sistema lingüístico. Com a evolução deste sistema e o aprofundamento a que chegamos hoje, condicionamos o mundo ao contexto semiótico atual. A Semiótica significa ciência geral dos signos, e devido à sua especificidade traduz todos os fenômenos culturais pelos quais deciframos o cerne da nossa individualidade e coletividade, que é a sociedade contemporânea.

O modo como se processou a evolução da produção simbólica que culmina na mensagem de um discurso, está intrinsecamente ligada ao despertar de novas tecnologias – Ex. invenção da escrita; invenção da prensa móvel de Gutemberg. Citemos Michel Pêcheux, no livro pioneiro Análise automática do discurso (1969), que afirma que “existe uma relação necessária entre as circunstâncias de um discurso e os mecanismos formais que o produzem.Com a informatização atual e as facilidades de justaposição de linguagens nos tornamos, guardadas as devidas proporções, peças de uma engrenagem sistêmica insubstituivelmente ligada, como as próprias redes sociovirtuais. Exagerando um pouco, diria que nos tornamos um organismo “unicelurar”. Ou não somos todos conectados?

O homem é fruto de uma história, e fruto da relação com a palavra – citando M. Foucault:

“Eu creio no poder das palavras, na força das palavras, creio que fazemos coisas com as palavras e, também, que as palavras fazem coisas conosco. As palavras determinam nosso pensamento...” (in As as palavras e as coisas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário